Show bate Recorde Mundial 25 anos atrás – Guiness Book

12540695_1056406104405984_1701811312645542420_n

UM POUCO SOBRE A BANDA
O a-ha é formado por Morten Harket (vocalista), Paul Waaktaar (Guitarrista) e Magne Furuholmen (tecladista). Em meados dos anos 1982, em Oslo, a banda alcançou sucesso em 1985 com o seu álbum de estreia, “Hunting High And Low”. E é justamente por esse álbum que a banda se reuniu novamente.

HUNTIN HIGH AND LOW (álbum de estreia – Lançado em 1985)
“Take On Me” foi a primeira música que Morten ouviu Mags (Magne Furuholmen) e Paul Waaktaar tocarem juntos. Nessa época, a música ainda chamava-se “Lesson One”. A canção foi regravada e teve dois lançamentos fracassados. Em 84 o lançamento vendeu apenas 400 cópias, mas após ter sido retrabalhada com o produtor Alan Tarney em 1985, vendeu mais de 1,5 milhões de cópias em todo o mundo em apenas um mês. Atualmente, estima-se que tenha vendido entre 6-7 milhões de cópias e que o álbum de estreia da banda tenha vendido mais de 10 milhões de cópias.

Ouça agora no Rdio.

PREMIAÇÕES

VIDEO MUSIC AWARDS (VMA)
Até hoje a banda é uma das maiores detentoras de prêmios no VMA, com 8 prêmios, sendo 6 por“Take On Me” e 2 por seu outro single “The Sun Always Shines On Tv”.

GRAMMY AWARDS
O a-ha já foi indicado ao Grammy, porém não chegou a ganhar. Em 86 foram indicados à premiação, chegando até a se apresentar.

Q INSPIRATION AWARDS
Em 2006, a banda recebeu o prestigiado prêmio “Q Inspiration” por seus reconhecidos trabalhos no mundo da música e por ter inspirado diversos outros artistas. Várias bandas já se declararam fãs do a-ha, entre elas: Coldplay, Keane, Travis, etc.

RELAÇÃO COM O BRASIL
A relação de sucesso entre o a-ha e o Brasil é de muito tempo atrás. A banda tocou pela primeira vez no país em 1989. Naquela época, lotou a praça da Apoteose por 2 dias. Já em São Paulo, os shows aconteceram no estádio Parque Antártica, onde eles conseguiram esgotar todos os ingressos para os 3 shows.

Dois anos após a sua primeira turnê no Brasil, eles retornam ao país para o maior festival de música do mundo. Em 1991, o a-ha tocou no dia 26 de janeiro na segunda edição do Rock in Rio. Nesse dia foi registrado um recorde mundial de público pagante. A banda alcançou a marca de 198 mil pessoas (público pagante) no evento. O recorde foi registrado pelo “Guinness Book”.

2010 – O ADEUS?
Em 2010, após o lançamento de seu último CD ‘Foot of the mountain”, os integrantes do a-ha anunciaram o fim da banda e uma turnê de despedida sob o título “Ending on a high note – Farewell Tour”, realizando 7 shows no Brasil e dezenas mais ao redor do mundo. Mesmo durante o tempo em que a banda esteve ativa, Morten, Mags e Paul mantinha suas carreiras solo, e com o “fim” do a-ha eles tiveram mais tempo para se dedicarem as mesmas.

Durante os 5 anos do rompimento da banda nem os fãs nem a imprensa se conformaram com a decisão dos noruegueses e certa vez o guitarrista e compositor Paul Waaktaar confessou em uma entrevista que tinha algumas músicas que poderiam trazer a banda de volta, e felizmente ele estava certo, o single “Under The Make-Up” que fará parte do novo disco da banda foi lançado no início de julho sendo muito bem recebido pelos fãs e a crítica.

2015 – O QUE ESPERAR DO SHOW DO A-HA?
A banda está comemorando os 30 anos de seu primeiro grande sucesso e para isso lançará um novo álbum, intitulado “Cast In Steel”, que será lançado no dia 09/10, pouco antes do Rock in Rio. Além de lançar antes do evento edições especiais dos discos “Hunting High And Low”, “Stay On These Roads”, e “Memorial Beach”, todos contendo faixas extras com outras versões de seus sucessos bem como músicas demo nunca lançadas em CD.

Conheça e curta todas as redes do a-ha The Best:
Twitter: http://twitter.com/ahathebest
Site: http://a-hathebest.blogspot.com.br
Facebook: http://pt-br.facebook.com/pages/A-ha-The-Best/191436307575960

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s