Pedro Bial falando do A-ha no Rock in Rio

rirenquete91

“O que antes a gente adivinhou agora a gente pode confirmar oficialmente:

Essa é a noite mais cheia do Rock In Rio(…) E o a-ha prossegue ao vivo…”
( Pedro Bial, Estádio do Maracanã, 26/01/1991) – 26/01/2016

-O dia 26 de janeiro de 1991 entraria para a história do a-ha. Era semana de Rock in Rio, e o a-ha era uma das principais atrações do evento – tal qual no Rockin Rio recente, em 2015. Com altíssima popularidade no país àquela época,a banda faria mais do que um excelente show: Bateria o recorde mundial de público ao tocar para 198.000 pessoas no Maracanã, entrando para o Guiness Book. Fato exaustivamente divulgado desde então, se naquela época o público do dia 26 pertencia ao a-ha, em 27 de setembro de 2015 também, tanto que, além do a-ha ter sido votado como melhor show do dia, foi também eleito melhor show do festival. Nada mais justo: a-ha foi o headliner do dia, e não se discute mais isso.

Embora numa transmissão repleta de comentários estúpidos de Maurício Kubrusly (espelho de Bruno de Lucca em 2015 com bobagens catastróficas), desprovido de informação e muito preconceituoso contra escandinávos e a postura de Morten ( ” Deve se sentir um Deus ali em cima mas Deus deve olhar pra baixo de vez em quando”) o a-ha , com sua precisão ao vivo, sobrepujou quaisquer outras tentativas de diminuir a força de sua apresentação, um grande show , preciso, que estremeceu o Maracanã ( e sabe-se hoje, trouxe Tinnitus a Mags) além de entrar para a história.

Naquela noite tocaram com o a-ha o baterista Per Hillestad, o baixista Jorun Bogeberg ( que posteriormente lançou CD com participação de Morten e Mags em 2004) e o saxofonista Sirgud Kohn, infelizmente morto durante o Tsunami de 2004 na Indonésia.A banda que tocou com o a-ha em 1991 foi substituída em 2000,mas Jorun e Per Hillestad continuam em contato com Pal, Mags e Morten até hoje, ocasionalmente tocando em alguns trabalhos solo. O repertório daquela noite teve as seguintes músicas:

-Cry Wolf
-Here I Stand And Face The Rain
-Slender Frame
-Manhattan Skyline
-Touchy!
-Rolling Thunder
-The Sun Always Shines On TV
-Scoundrel Days
-You Are The One
-East Of The Sun
-Hunting High And Low
-Sycamore Leaves
-I Call Your Name
-Hurry Home
-Crying In The Rain
-(Seemingly) Nonstop July
-The Blood That Moves The Body
-Take On Me
-I’ve Been Losing You
-The Living Daylights
-Stay On These Roads

Como se vê, o a-ha enfocou o então novo album da época, “East of the sun West of the moon”, lançado em novembro de 1990, e dentre algumas preciosidades tivemos a chance de ouvir, no Brasil, uma versão exclusiva de ” Seemingly (Nonstop July). Assim ouvimos não somente “Seemingly” mas também “Early morning”, “I call your name”, “Slender frame”, a maravilhosa “Rolling thunder” e “Sycamore leaves”. Das 11 músicas do album, 7 foram executadas não somente no Rock in Rio,mas na turnê “Walk Under” ao longo do ano de 1991. Terry Slater era o manager do a-ha em 1991….pois é,né? Só isso.

Passados 25 anos do show, o a-ha continua na lembrança de quem esteve no Maraca ou viveu aquela data histórica em pleno Rio. Quando perguntado qual melhor momento do festival, a-ha ganhou novamente para melhor show. Pergunta de 2015…E quando a-ha pisou novamente no palco do Rock In Rio em 2015, a sensação foi a mesma: lágrimas nos olhos e coração na boca, acrescidos de chuva intensa e lua de sangue, pra não ter defesa.

É que a-ha sempre brilha, sem nada para provar. E não há nada, nem ninguém, que possa ofuscar os fatos.

12512625_1676008892617299_8944966579235552359_n

rock-in-rio-1991-1377053742359_956x500

créditos para a postagem do site: http://www.a-ha.bluehosting.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s